Mais que Boletos: O Cristão e Seu Testemunho | A Palavra
Clique e confira ofertas imperdíveis
Clique e confira ofertas imperdíveis
Renda Extra?

terça-feira, 1 de abril de 2025

Mais que Boletos: O Cristão e Seu Testemunho

“Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo.” (Colossenses 4:5)

Imagem de Jesus refletida
Imagem gerada por AI
Pr. Cleber Montes Moreira

Uma atriz famosa, ao passear pela Europa, gravou um vídeo em resposta às críticas de que estaria viajando com dinheiro público. Em sua declaração, disse: “Lá em casa, os boletos chegam em meu nome”, ou seja, “Eu pago as minhas contas”; “Da minha vida, cuido eu”. Essa postura reflete uma visão comum no mundo: a ideia de que o que importa é a autonomia pessoal, sem dar satisfações a ninguém.

Infelizmente, muitos cristãos compartilham dessa mesma mentalidade, afirmando: “Não me importo com o que os outros pensam de mim”. Mas será que esse deve ser o pensamento de alguém que realmente experimentou a regeneração?

É verdade que sempre haverá quem nos critique injustamente e que, independentemente do que fizermos, estará à espreita de qualquer falha para nos acusar. No entanto, isso não nos exime do dever, diante de Deus, de dar um bom testemunho aos que ainda não conhecem a Cristo.

Como cristãos, devemos sim nos preocupar com a forma como os outros nos veem, não por orgulho ou vaidade, mas porque nossa conduta deve refletir o evangelho. Não basta ter as contas em dia se a vida não está em conformidade com a Palavra de Deus.

Paulo nos exorta: “Andai com sabedoria para com os que estão de fora” e acrescenta: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um” (Colossenses 4:5-6). Aos coríntios, ele escreveu: “Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus” (1 Coríntios 10:32).

Pedro também exortou: “Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem. Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos” (1 Pedro 2:12,15).

Paulo instruiu o jovem Timóteo: “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza” (1 Timóteo 4:12).

Acima de tudo, devemos lembrar as palavras do próprio Senhor Jesus: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5:16). Nosso testemunho não é para nossa própria glória, mas para que Cristo seja visto em nós e Deus seja glorificado.

Essa verdade tem sido enfatizada ao longo dos séculos. O puritano Thomas Brooks afirmou: “A vida do cristão deve ser simplesmente uma representação visível de Cristo”. Já Len Jones disse: “A tarefa do cristão é tornar o Senhor Jesus visível, inteligível e desejável”.

Ter as contas em dia não nos exime da responsabilidade de sermos sal e luz neste mundo. Nossa conduta deve apontar para Cristo, para que, por meio do nosso testemunho, os pecadores sejam conduzidos à presença do Salvador.

Aplicação:

Seja você é um cristão, jovem ou adulto, lembre-se de que sua vida é observada. Você prestará contas a Deus, e seu testemunho é uma ferramenta poderosa nas mãos do Espírito Santo para tornar Cristo conhecido, crido e exaltado. Você é luz, e a luz pode até incomodar, mas tem o propósito de iluminar o caminho dos pecadores.

Oração:

Senhor, ajuda-me a viver de modo que minha vida glorifique Teu nome. Dá-me sabedoria para andar entre os que estão de fora, para que vejam Cristo em mim e sejam conduzidos à salvação. Que minhas palavras e ações sejam luz, refletindo o Teu amor e os valores do Teu reino. Em nome de Jesus, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique e confira ofertas imperdíveis
Clique e confira ofertas imperdíveis
Renda Extra?