Demas e o Perigo de um Coração Dividido | A Palavra
Clique e confira ofertas imperdíveis
Clique e confira ofertas imperdíveis
Renda Extra?

sexta-feira, 21 de março de 2025

Demas e o Perigo de um Coração Dividido

“Porque Demas me abandonou, amando o presente século, e foi para Tessalônica…” (2 Timóteo 4:140)

Coração dividido
Imagem gerada por AI

Pr. Cleber Montes Moreira

A história de Demas é um alerta solene para todos nós. Por um tempo, ele caminhou ao lado de Paulo, sendo mencionado pelo apóstolo como cooperador em Colossenses 4:14 e Filemom 1:24, integrando seu círculo de amizade e confiança. Podemos dizer que Demas foi uma bênção, um precioso colaborador no avanço do evangelho, compartilhando os desafios e as vitórias do ministério. No entanto, algo mudou. Em 2 Timóteo 4:10, Paulo escreve com tristeza que Demas o abandonou, seduzido pelo “presente século”. O que aconteceu com aquele que antes parecia tão fiel?

A expressão “presente século”, na Bíblia, refere-se ao sistema mundano — uma sociedade corrompida, cujos valores e práticas se opõem ao evangelho e afrontam a Deus. Assim, Demas amou aquilo que todo cristão deveria rejeitar. Como nos adverte João, tudo o que há no mundo — “a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida” — não procede do Pai, mas do mundo (1 João 2:15-16). Demas fez sua escolha: preferiu o mundo à cruz. E quando alguém ama o “presente século”, sua mente, seus valores e seu comportamento são moldados por ele (Romanos 12:2).

Há muitas formas de amar o mundo. Hoje, vemos incontáveis pessoas que afirmam seguir a Cristo, mas vivem como incrédulos: envolvem-se em conversas fúteis, compartilham conteúdos imorais nas redes sociais, apreciam músicas de letras obscenas, consomem pornografia, frequentam lugares inadequados para um filho de Deus e mantêm amizades que os afastam da fé. O apóstolo Tiago nos adverte: “A amizade do mundo é inimizade contra Deus” (Tiago 4:4).

Esse amor pelo mundo também compromete os relacionamentos. Demas, que fora amigo e colaborador de Paulo, o abandonou justamente quando o apóstolo mais precisava. Quem ama o mundo acaba se afastando daqueles que verdadeiramente o amam, trocando a comunhão dos santos por companhias que o arrastam ao caminho da perdição. Como diz Provérbios 13:20: “O companheiro dos tolos será destruído.”

Além disso, quem se encanta pelo mundo geralmente fecha os ouvidos aos bons conselhos. Quantos rejeitam advertências amorosas por estarem presos aos prazeres terrenos? Sabem que estão errados, mas recusam-se a admitir. Demas não quis ouvir Paulo, e seu coração endurecido o afastou da fé.

Esse afastamento de Deus tornou o serviço cristão, que deveria ser um privilégio, um fardo. Até que, por fim, ele abandonou tudo. Amar o “presente século” revela a verdadeira condição espiritual de uma pessoa, pois a carne sempre se inclina para o pecado, como Paulo nos ensina em Gálatas 5:17. No final, quem se entrega ao mundo torna-se prisioneiro do diabo e praticante da sua vontade (2 Timóteo 2:26).

A história de Demas nos desafia: o que estamos amando? O efêmero ou o eterno? Que possamos ser como Paulo, que declarou: “E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor…” (Filipenses 3:8), lembrando que “passará o mundo e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1 João 2:17).

Oração:

Senhor, guarda-nos de amar o “presente século”. Que nossa alegria esteja em Te servir e viver em santidade. Dá-nos forças para rejeitar tudo o que não Te agrada e para permanecermos firmes na fé até o fim. Que jamais troquemos Tua presença pelos prazeres passageiros deste mundo, nem a comunhão com os salvos pelo caminho dos pecadores. Em nome de Jesus, amém.

Edificou, compartilhe!

Clique e acesse o canal para ler outras devocionais.

https://whatsapp.com/channel/0029VayilyCElah1D90jvG0Z

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique e confira ofertas imperdíveis
Clique e confira ofertas imperdíveis
Renda Extra?