“Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino.” (Romanos 12:7)
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A Escola Bíblica Dominical (EBD) é uma ferramenta indispensável para o crescimento espiritual individual e o fortalecimento da igreja. Além de edificar os salvos, ela prepara os crentes para a obra do evangelho. Para extrair o máximo proveito dos estudos, é importante seguir algumas recomendações práticas. Vejamos:
1. Preparo do professor
O professor deve se preparar espiritualmente e intelectualmente para cada aula, estudando o tema em oração e buscando informações adicionais à revista. A lição não deve ser lida mecanicamente, mas servindo como base para debates edificantes e aplicação prática.
2. Leitura e estudo prévio pelos alunos
Os alunos devem realizar a leitura diária e estudar previamente as lições, sempre que possível, consultando fontes confiáveis para complementar o aprendizado. Esse hábito facilita a participação ativa e o entendimento do conteúdo.
3. Participação ativa dos alunos
A aula torna-se mais proveitosa quando os alunos fazem perguntas, compartilham observações e participam de debates sobre o tema. Cabe ao professor incentivar essa interação, garantindo que o tema principal seja sempre o centro da discussão.
4. Controle do tempo e foco no tema
O tempo destinado à EBD deve ser usado exclusivamente para o estudo da Palavra de Deus. Assuntos paralelos, fofocas ou debates fora do tema não têm lugar na sala de aula. Questões importantes relacionadas à vida da igreja devem ser tratadas em momentos e espaços apropriados, fora do horário da EBD. Manter o foco no tema demonstra reverência à Palavra de Deus e ajuda a criar um ambiente mais proveitoso para todos.
5. Ambiente apropriado
A sala de aula deve ser limpa, bem iluminada, ventilada e organizada. Um ambiente agradável contribui para a concentração dos alunos. Além disso, é importante evitar poluição visual, como quadros excessivamente cheios, avisos espalhados nas paredes ou cores muito chamativas.
6. Uso adequado de recursos visuais
O uso de quadros, slides ou outros recursos visuais enriquece a apresentação e facilita o aprendizado do conteúdo, desde que sejam claros, objetivos e diretamente relacionados ao tema da aula.
7. Uso consciente de dispositivos eletrônicos
Evite o uso de dispositivos que possam desviar a atenção dos demais participantes. Os celulares devem estar no modo silencioso e devem ser utilizados apenas para acessar aplicativos relacionados ao estudo, como a Bíblia ou dicionários. Qualquer distração causada pelos dispositivos deve ser evitada.
8. Dinâmica da aula
Uma aula bem planejada e dinâmica é mais proveitosa do que uma longa e monótona. O professor deve buscar maneiras criativas de transmitir o conteúdo, como quebra-gelos, perguntas reflexivas, textos ilustrativos e exemplos práticos que estimulem o interesse e a interação dos alunos.
9. Prevenção de desvios e interrupções
O tempo dedicado ao estudo na EBD não deve ser usado para tratar de assuntos de interesse de departamentos, comissões ou outros grupos (como Coral, Grupo de Louvor, Departamento Financeiro, MCM, Homens, entre outros). Esses assuntos devem ser discutidos em horários e locais apropriados.
10. Oração e dependência de Deus
Por fim, mas não menos importante, tanto o professor quanto os alunos devem reconhecer que o aprendizado bíblico depende da ação do Espírito Santo. Ele é o grande Mestre que guia o ensino e a aprendizagem na EBD. Por isso, a oração deve permear tanto a preparação quanto a aplicação das lições, reconhecendo que dependemos essencialmente Dele para um aprendizado correto da Palavra de Deus.
11. Pontualidade
A pontualidade é um valor que deve ser cultivado na vida da igreja. Professores e alunos devem chegar cedo para evitar contratempos e permitir que a aula comece no horário. Chegar pontualmente demonstra respeito a Deus e aos demais participantes, comprometimento e disposição para aprender, além de contribuir para o bom andamento da aula.
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