A Vitória dos Filhos de Deus sobre o Maligno
Imagem gerada por AI |
“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” (1 João 5:4,5)
O mundo apresenta-se como um ambiente hostil para o cristão, trabalhando contra ele e sua fé, sendo governado pelo maligno (1 João 5:19). A vida do cristão no mundo é marcada por lutas incessantes. A guerra espiritual a que nos referimos não é uma batalha repleta de pirotecnias ou fantasiosa, mas sim uma luta real entre o reino da luz e as trevas. Essa guerra é travada principalmente pelo domínio das mentes, onde se formam as convicções e os valores que regem a vida. Infelizmente, muitos estão desatentos a essa realidade.
Somos bombardeados diariamente por ideologias nefastas que buscam abalar os pilares da sociedade. Enfrentamos a imposição de novos valores que contrariam o Evangelho e servem aos propósitos de Satanás de distanciar os homens de Deus. Diante dessa realidade, ou nos conformamos ou reagimos, militando na fé; nesta guerra, não há neutralidade: ou vencemos o mundo ou somos vencidos.
No texto, João nos oferece lições valiosas:
“Porque todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo.” Aprendemos que, para vencer o mundo, é necessário ser nascido de Deus. O homem natural não possui força em si mesmo, pois sua natureza é inclinada para o mal; ele é nascido da carne. Para vencer o mundo, é preciso tornar-se uma nova criatura. Está escrito: “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito… os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Romanos 8:5,8).
“E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” A fé emerge na mente pelo conhecimento e experiência da Palavra de Deus; é essa Palavra que transforma nosso pensamento e, consequentemente, nos molda ao evangelho, reorganiza nossos valores e nos faz ver todas as coisas sob a perspectiva de Cristo (Romanos 12:2). Por isso, Paulo afirma: “Nós temos a mente de Cristo” (1 Coríntios 2:16).
“Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” João reafirma o que declarou anteriormente: a vitória que vence o mundo é a fé. Pela fé, nos unimos a Jesus Cristo, participando de Sua vitória sobre o mundo. Isso é evidenciado em 1 João 4:4: “Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.” Isso está alinhado com João 16:33: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo”.
O mundo é um campo de batalha entre o bem e o sistema dominado pelo diabo. Todos os dias, enfrentamos lutas terríveis: na sala de aula de uma universidade, ao acessar mídias pelo celular ou computador, ao assistir à TV, quando “amigos” tentam nos influenciar para o mal, quando poderes tirânicos tentam nos silenciar e amedrontar, quando buscam perverter nossas crianças e quando, de todas as formas, tentam nos fazer aderir a uma nova ordem de valores contrários ao padrão estabelecido por Deus. De fato, somente o novo homem, pela fé e pelo poder de Jesus Cristo, pode vencer essa guerra.
Como temos reagido às provocações para pecar? Temos sucumbido? Temos vencido algumas batalhas e perdido outras? Quando falhamos, nosso coração se alegra ou entristece? Temos vencido ou sido vencidos?
“Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos” (Hebreus 12:3).
Nenhum comentário:
Postar um comentário