Cristo tem poder para romper os grilhões do medo | A Palavra
Compre na Loja Oficial HP
Compre na Loja Oficial HP
Renda Extra?

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Cristo tem poder para romper os grilhões do medo

Como a fé em Cristo liberta das prisões do temor

Medo
Imagem gerada por AI

Pr. Cleber Montes Moreira

“Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.”
(Salmos 34:4)

O medo é um sentimento universal, experimentado por todos em algum momento. Segundo o Dicionário Online da Língua Portuguesa, medo é definido como o “estado emocional provocado pela consciência que se tem diante do perigo; sentimento de ansiedade sem razão fundamentada; grande inquietação em relação a algo desagradável; comportamento repleto de covardia.” Algumas vezes, o medo é instintivo, uma resposta natural a situações de perigo. Outras vezes, porém, ele surge de causas menos objetivas, alimentado por fatores sociais, emocionais e espirituais.

Vivemos em uma sociedade marcada por medos de diversas origens: violência, impunidade, instabilidade financeira, desemprego, dificuldades nos relacionamentos, doenças, solidão, velhice, morte e muito mais. Além disso, fobias específicas têm levado muitas pessoas a estados debilitantes, causando sérios problemas emocionais, físicos e sociais.

O medo aprisiona, mas Jesus liberta!

No episódio em que os discípulos viram Jesus andando sobre o mar, eles se encheram de medo, pensando tratar-se de um fantasma. Quando reconheceram que era o Mestre, Pedro, impulsivamente, pediu para ir ao encontro dele, caminhando sobre as águas. Contudo, ao perceber a força do vento, ele sentiu medo, começou a afundar e clamou por socorro (Mateus 14:23-32).

Essa história nos ensina que a falta de confiança plena em Jesus abre espaço para o medo. Assim, muitas pessoas vivem como prisioneiras dos grilhões desse sentimento.

Harry Emerson Fosdick expressou essa realidade ao dizer: “O medo aprisiona, a fé liberta; o medo paralisa, a fé dá poder; o medo desanima, a fé encoraja; o medo debilita, a fé cura; o medo torna inútil, a fé torna útil.”

Jesus repreendeu seus discípulos com uma pergunta simples, mas incisiva: “Por que temeis, homens de pouca fé?” (Mateus 8:26). Essa pergunta ressoa ainda hoje para aqueles que enfrentam medos e incertezas.

A resposta ao medo está na fé em Deus. Como diz o refrão de uma antiga canção: “Segura na mão de Deus e vai.” E a Bíblia confirma: “O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?” (Salmos 27:1).

Jesus tem poder para romper os grilhões do medo que nos aprisionam. Ele nos liberta das fobias, do temor da morte e das incertezas sobre o futuro e a eternidade.

Se você se sente prisioneiro de algum medo, entregue-se a Cristo. Confie nele de forma plena e irrestrita. Assim, o medo perderá seu domínio sobre sua vida, e você experimentará a verdadeira liberdade que só o Senhor pode oferecer. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos
Compre na Loja Oficial HP
Compre na Loja Oficial HP