Diademas e Colares: A Honra de Ouvir os Pais | A Palavra
Compre na Loja Oficial HP
Compre na Loja Oficial HP
Renda Extra?

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Diademas e Colares: A Honra de Ouvir os Pais

A importância de ouvir e valorizar a orientação dos pais à luz das Escrituras

Pais e filho
Imagem gerada por AI

Pr. Cleber Montes Moreira

“Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe, porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço.”
(Provérbios 1:8,9)

As Escrituras nos ensinam a valorizar os conselhos paternos, reconhecendo que a experiência e o amor dos pais são tesouros inestimáveis para os filhos. Em Provérbios 1:8-9, somos exortados: “Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe, porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço.”

Infelizmente, muitos jovens caem no erro de acreditar que possuem todo o conhecimento necessário, desprezando a sabedoria acumulada por seus pais ao longo dos anos. Frequentemente, consideram a experiência dos mais velhos como ultrapassada, acreditando que o tempo de seus pais já passou e que é melhor seguir suas próprias convicções. Tal postura, entretanto, tem levado muitos a caminhos tortuosos, desencadeando sofrimentos e arrependimentos.

A Bíblia, por outro lado, apresenta uma visão completamente diferente. Os ensinamentos dos pais são comparados a adornos preciosos: diademas e colares que embelezam a vida de quem os acolhe. Esses símbolos representam dignidade e beleza que vão além da aparência externa. Apontam para uma honra moral e espiritual reservada àqueles que respeitam e valorizam a orientação de seus pais, uma beleza ausente na vida dos filhos rebeldes.

Independentemente da idade, é essencial manter uma atitude de respeito e consideração pelos conselhos paternos. Mesmo que, à primeira vista, tais orientações pareçam desatualizadas, elas são fruto de experiências e de caminhos já trilhados, transmitidas com amor e visando sempre o bem dos filhos. Quando os pais servem a Cristo, seus conselhos têm um valor ainda maior, pois são embasados na sabedoria divina.

Ouvir os pais não é apenas um gesto de gratidão, é uma forma de honrá-los cumprindo o mandamento que diz: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Êxodo 20:12). Este é o primeiro mandamento com promessa. Filhos bem orientados evitam armadilhas, possuem um referencial sólido para tomar decisões sábias e têm maiores chances de sucesso em suas empreitadas. Os conselhos paternos são presentes oferecidos por quem ama incondicionalmente.

Portanto, filhos, ouçam a instrução de seu pai e não desprezem o ensinamento de sua mãe. Esses conselhos são como diademas e colares, adornos preciosos que enchem a vida de honra e sabedoria. Reconheçam o privilégio de aprender com aqueles que Deus colocou em suas vidas como mestres e busquem aplicar seus ensinamentos. E lembrem-se de que a verdadeira virtude se encontra na integridade e na retidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos
Compre na Loja Oficial HP
Compre na Loja Oficial HP