Cumpramos a missão com alegria | A Palavra
Compre na Loja Oficial HP
Compre na Loja Oficial HP
Renda Extra?

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Cumpramos a missão com alegria

Viver para Deus: acima de qualquer circunstância

Paulo na prisão
Imagem gerada por AI

Pr. Cleber Montes Moreira

“E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho; de maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares; e muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor.” (Filipenses 1:12-14)

Embora enfrentasse severas perseguições por causa do evangelho, Paulo não se vitimizava. Ele compreendia que, em todas as circunstâncias, Deus estava no controle, usando sua vida como instrumento para cumprir os Seus santos propósitos. Em vez de reclamar ou se entregar à amargura, o apóstolo mantinha um espírito de gratidão. Foi com essa perspectiva que escreveu aos tessalonicenses: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Tessalonicenses 5:18). A instrução não é dar graças por tudo, mas em tudo.

Para os incrédulos, adotar essa postura em meio a circunstâncias extremas parece loucura. Demonstrar gratidão, alegria e contentamento enquanto se enfrenta dificuldades — até mesmo dentro de uma prisão — é algo incompreensível para aqueles que pertencem ao mundo. Mas, para nós, cristãos, é uma expressão da fé genuína. Paulo enxergava nas adversidades oportunidades únicas de proclamar o evangelho. Ele sabia que havia pessoas que, de outra forma, jamais seriam alcançadas pela mensagem da salvação. Além disso, o vigor de sua fé encorajava outros irmãos a pregarem com maior ousadia — seus sofrimentos eram um estímulo para os fiéis!

E nós? Será que temos a mesma consciência de que estamos a serviço de Deus e de que todas as coisas cooperam para o cumprimento de Seus planos? Ou gastamos tempo demais murmurando, perdendo de vista o nosso chamado?

Que estejamos sempre preparados para anunciar a Cristo em qualquer situação, conforme a exortação paulina: “Pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo” (2 Timóteo 4:2). Sejamos fiéis, seja em liberdade ou em prisão, na alegria ou na dor, em dias de paz ou de guerra, na saúde ou na enfermidade, na abundância ou na opressão (Filipenses 4:12,13). Quem somos em Cristo e a missão que recebemos estão acima de qualquer circunstância terrena. Afinal, nossa permanência neste mundo só tem sentido porque há uma missão a cumprir.

Que, como servos do Senhor, desempenhemos essa missão com alegria, confiando que Aquele que nos chamou é fiel e poderoso para realizar Sua obra através de nós! Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos
Compre na Loja Oficial HP
Compre na Loja Oficial HP