O Segredo da Oração Eficaz | A Palavra
livros teológicos

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

O Segredo da Oração Eficaz

A Chave para a Oração Atendida: Descubra o que João 15:7 Realmente Ensina

Mulher orando
Imagem gerada por AI

Pr. Cleber Montes Moreira

“Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” (
João 15:7)

João 15:7 é frequentemente interpretado como uma garantia de que podemos pedir qualquer coisa a Deus e sermos atendidos. No entanto, essa interpretação é simplista e ignora o contexto mais amplo do texto. Muitas vezes, essa leitura reflete um entendimento parcial e distorcido, que considera apenas o que agrada aos nossos desejos imediatos, sem atentar para as condições impostas por Jesus.

O Senhor estabelece uma regra clara para que a promessa de João 15:7 se concretize: “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós”. Esse “se” inicial nos indica que há um pré-requisito para que as orações sejam atendidas. Jesus fala aqui de uma união íntima e vital entre Ele e Seus discípulos. Ele se identifica como a videira verdadeira e os discípulos como ramos dessa videira (João 15:1-6).

Estar em Cristo significa ser parte integrante da videira. Assim como os ramos dependem da videira para receber nutrientes e crescer, nós dependemos de Cristo para nossa nutrição espiritual e frutificação. Esse estar em Cristo implica ser continuamente alimentado por Ele e orientado por Suas palavras (ensino/doutrina). As palavras de Jesus não são apenas instruções, mas são a própria vida e verdade que moldam nossos pensamentos, ações e desejos.

Quando permanecemos em Cristo, nosso coração, mente e vontade são transformados para estarem em harmonia com a vontade de Deus. Portanto, estar em Cristo significa viver em alinhamento com Sua vontade manifesta e revelada em Seu ensino (palavras) e exemplo.

Há um contraste muito claro entre duas naturezas: o homem carnal e o homem espiritual. Aquele que não está em Cristo, mas é orientado por seus próprios impulsos e desejos, fará orações que refletem esses mesmos desejos egoístas e terrenos. Este é o homem carnal, cuja vida é regida por desejos e ambições antagônicas à vontade de Deus.

Por outro lado, o homem espiritual é aquele que está em Cristo e em quem as palavras de Cristo permanecem. Para esse homem, as orações não são meras listas de desejos pessoais, mas expressões de uma vontade transformada que deseja aquilo que Cristo deseja. Suas orações refletem um coração que prioriza o Reino de Deus e Sua justiça, em conformidade com a vontade divina.

As Escrituras são claras em afirmar que as orações que surgem de um coração carnal, egoísta e desobediente não são atendidas por Deus: “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites” (Tiago 4:3). Por outro lado, a oração do justo, ou seja, daquele que está em Cristo e em quem as palavras de Cristo habitam, é poderosa e eficaz. Tiago 5:16b diz: “A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. O justo não é alguém perfeito (Tiago 5:17), mas alguém justificado por Cristo; uma nova criatura; é aquele cuja vida está alinhada com Deus, e cujas orações refletem o desejo de cumprir o querer divino.

Diante do exposto, respondamos sinceramente à importante pergunta: o que nossas orações dizem sobre nossa natureza? Elas revelam um coração carnal ou espiritual? Refletem desejos egoístas ou um coração moldado pelas palavras (ensino/doutrina) de Cristo?

A promessa de João 15:7 — “pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito” — depende necessariamente de nossa condição espiritual. Estar em Cristo e ter Suas palavras em nós significa que nossas orações estarão alinhadas com a vontade de Deus, e Ele se agrada em responder a essas orações.

Assim, João 15:7 não é uma promessa de que Deus atenderá todos os nossos caprichos e desejos egoístas, mas uma garantia de que, quando estamos verdadeiramente em Cristo e Suas palavras habitam em nós, nossas orações estarão sujeitas à Sua vontade, e assim Ele nos ouvirá e responderá. A chave para a oração eficaz é, portanto, estar em Cristo e Suas palavras em nós. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

livros teológicos

Livros teológicos?

livros teológicos