A Maior Demonstração de Amizade: Levar Nossos Amigos a Jesus | A Palavra
livros teológicos

quinta-feira, 25 de julho de 2024

A Maior Demonstração de Amizade: Levar Nossos Amigos a Jesus

Cuidado além das Necessidades Temporais: A Busca pela Salvação de Nossos Amigos

Paralítico
Imagem de John Paul Stanley. Fonte: imagensbiblicasgratis.org

Pr. Cleber Montes Moreira

“Homem, os teus pecados te são perdoados” (lucas 5:20)

O episódio dos amigos que levam o paralítico até Jesus, entre outras lições, nos ensina a importância de estarmos atentos às necessidades de nossos amigos. Ajudá-los, ouvi-los, aconselhá-los, oferecer nosso “ombro amigo” e orar por eles são demonstrações de amor sincero. No entanto, precisamos reconhecer a maior e mais urgente necessidade de nossos amigos que ainda não entregaram suas vidas ao Salvador.

Embora a Bíblia não detalhe, é natural imaginar que aqueles presentes esperassem uma demonstração de poder visível por parte de Jesus, resultando na cura imediata do homem. Talvez tenham ficado desapontados ao ouvirem: “Homem, os teus pecados te são perdoados.”

Muitas pessoas se decepcionam com Jesus porque esperam d'Ele cura física ou alguma bênção temporal. Isso ocorre porque não compreendem a real e maior necessidade humana: o perdão dos pecados e a salvação eterna! Jesus não disse que veio ao mundo para curar ou trazer soluções para nossos problemas terrenos, mas para “buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19:10). Ele também declarou: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (João 10:10). Essa abundância refere-se à salvação e não à saúde física ou a uma vida livre de problemas neste mundo.

Para a possível decepção de alguns presentes e para a crítica dos fariseus que não criam em Jesus, o primeiro ato do Senhor foi curar espiritualmente aquele homem. Ele transformou a vida do paralítico começando pelo mais importante e urgente. O Senhor sabe que não adianta ao homem ter saúde, dinheiro, um bom emprego, uma linda família ou qualquer outra coisa, se ele morrer e for para o inferno. Ele deseja que tenhamos todas essas coisas e, se Ele quiser, pode nos concedê-las, mas antes Ele se interessa em resolver nossa maior necessidade.

Na verdade, levar amigos a Jesus é a grande obra social que os crentes podem realizar. Ao crerem em Jesus, as pessoas abandonam seus pecados e vícios, tornando-se melhores maridos, esposas, filhos e pais, melhores patrões, melhores funcionários, melhores profissionais, melhores cidadãos, entre outros. A cura física transforma o corpo, mas a cura espiritual transforma todo o ser, pois implica novo nascimento e a garantia eterna da salvação; uma nova vida, aqui na Terra e na eternidade, segundo o padrão de Deus. Aquele homem não apenas pôde andar; mais que isso, ele se tornou uma nova criatura!

Façamos das necessidades temporais de nossos amigos uma oportunidade para demonstrar nosso amor sincero e levá-los ao Salvador — uma oportunidade evangelística. Não há maior demonstração de amizade do que levar alguém a Cristo. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

livros teológicos

Livros teológicos?

livros teológicos