Criando Oportunidades para a Salvação de Nossos Familiares e Amigos: Lições da Conversão do Carcereiro em Atos 16
Foto de Marcos Paulo Prado na Unsplash |
Pr. Cleber Montes Moreira
“E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.” (Atos 16:30,31)
Muitos estudiosos debatem sobre o que exatamente o carcereiro quis dizer com sua pergunta sobre a salvação. Seja como for, a resposta dada por Paulo e Silas revelou claramente o que era necessário fazer para alcançar a vida eterna em Cristo. O texto diz que os apóstolos pregaram a Palavra do Senhor a ele e a todos os que estavam em sua casa (Atos 16:32). Esta Palavra, que constitui o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Romanos 1:16), desencadeou a fé que alcançou o coração daquele homem e de todos que ali estavam. Ele creu, cada pessoa em sua casa creu, e todos foram batizados naquela mesma noite. Que noite memorável! Digna de ser eternizada no texto sagrado! No versículo 34, lemos que aquele homem, “na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa”. O hino não existia, é claro, mas sua letra pode muito bem traduzir o sentimento daqueles novos irmãos:
Ditoso o dia em que aceiteiDo meu Senhor a salvação;A grande paz que eu alcanceiPerdura no meu coração.
Que prazer eu sentiNo dia em que me converti![…]
(Hino 407 do Cantor Cristão – Ditoso Dia – Philip Doddridge / William Edwin Entzminger)
O evangelho que nos leva ao Salvador é o mesmo que tem poder para salvar nossos familiares. O sentimento que levou aquele homem a trazer dois prisioneiros para falar de Jesus em sua casa deve ser o mesmo de cada cristão: abrir a Bíblia e ensiná-la, levar alguém para falar, realizar um culto evangelístico, acolher um pequeno grupo de estudo bíblico, testemunhar, gerar oportunidades… tudo isso deve ser feito sob a orientação do Espírito Santo e em oração. A fórmula continua a mesma: Crer no Senhor Jesus Cristo para ser salvo! E isso só é possível por meio do conhecimento das Escrituras; são elas que nos revelam Cristo e a vida eterna.
Ter a família unida no Senhor deve ser o anseio e a alegria de cada crente. Criar oportunidades para que os membros da nossa família ouçam o evangelho e se convertam é responsabilidade de todo aquele que já experimentou a salvação. Você tem feito isso? Pense nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário